4 cuidados que uma pessoa com apneia precisa ter ao dormir
A síndrome da apneia obstrutiva do sono é um distúrbio que prejudica significativamente o descanso e exige cuidados especiais na hora de dormir, para evitar o ronco e as interrupções no sono.
Mas, quais seriam esses cuidados? Abaixo, listamos os quatro principais. Conheça quais são eles e aprenda a minimizar o ronco e apneia de sono, tendo uma noite melhor de descanso.
Dicas e cuidados
Existem dicas e cuidados simples e fáceis de serem adotados no dia a dia para minimizar os sintomas da apneia do sono, tais como:
-
Utilize o CPAP
O CPAP é um aparelho para ronco e apneia, ajudando a tratar esses problemas. Ele funciona como um dispositivo de suporte respiratório, fazendo uma pressão positiva contínua nas vias áreas, de modo a evitar a suspensão respiratória durante o sono.
-
Não fume
O fumo provoca um inchaço nos tecidos da boca e da garganta, bem como o aumento da produção de muco e a redução do tamanho das vias respiratórias. Portanto, pode agravar os sintomas da apneia do sono.
A recomendação geral é abandonar o tabagismo, porque ajuda a prevenir uma série de doenças graves, mas caso ainda não tenha atingido esse estágio, não fume horas antes de dormir.
-
Não tome bebidas alcoólicas
O álcool causa um relaxamento dos tecidos, como os da garganta, levando à obstrução das vias áreas. É por isso que o ronco e a interrupção do sono são comuns quando se consume bebidas alcoólicas. Evite-as, sobretudo horas antes de dormir, e tenha melhores noites de descanso.
-
Evite dormir de costas
Quando se está deitado de barriga para cima, a língua cai naturalmente em direção à garganta, o que pode contribuir para a obstrução das vias respiratórias, provocar o ronco e a apneia. A posição ideal para evitar isso é dormir de lado.