Por que as pessoas roncam?
O ronco é um problema que perturba todos ao redor e a própria vítima. Em alguns casos, é motivo de piadas e brigas, afinal, atrapalha noites de sono e pode deixar qualquer um de mau humor.
Mas, afinal, por que as pessoas roncam? A seguir, apresentamos como esse problema ocorre e indicamos possíveis soluções para resolvê-lo de uma vez por todas.
O que provoca o ronco?
Dormir causa um relaxamento da musculatura corporal, inclusive na do pescoço. Em algumas pessoas, esse relaxamento faz com que a via respiratória superior, que inclui a garganta e o nariz, se feche parcialmente, o que impede que o ar chegue até os pulmões.
Para ultrapassar essa barreira, o ar precisa entrar com maior velocidade na via respiratória e quando isso acontece há uma oscilação dos tecidos moles (como a língua), provocando o ruído característico do ronco.
Além de estar associado ao relaxamento da musculatura, o ronco também pode ser desencadeado por outros problemas, como a apneia do sono (causa a obstrução parcial ou total da via área superior), amídalas inchadas e anormalidades estruturais na mandíbula ou nariz.
Como parar de roncar
Uma das principais dúvidas de quem vive esse problema é como parar de roncar. Curiosamente, há algumas dicas que podem ser colocadas em prática:
- Não consumir café, álcool, refrigerantes e chás antes de dormir;
- Fazer refeições leves no jantar;
- Praticar exercícios regularmente;
- Ter um estilo de vida mais saudável;
- Dormir de lado;
- Perder peso;
- Não fumar 5 horas antes de dormir;
- Definir e seguir horários para se levantar e deitar, para criar um hábito.
Se essas dicas não surtirem efeito e continuar a roncar, a dica é recorrer a um aparelho para ronco, como o CPAP, que mantém uma pressão contínua e positiva de ar nas vias respiratórias, eliminando a obstrução e ronco.