Como saber se eu tenho apneia do sono?
A apneia do sono é bastante comum: mais de 2 milhões de casos são diagnosticados por ano no Brasil. Mas, será que você tem esse problema? A seguir, esclarecemos o que é a apneia do sono e listamos sinais típicos da presença dela. Confira!
O que é apneia do sono?
A apneia do sono é um distúrbio que se caracteriza pela parada repentina e momentânea da respiração durante o sono. Como resultado, a pessoa ronca bastante e não descansa o suficiente, o que pode prejudicar seu desempenho em atividades básicas durante o dia.
Curiosamente, a apneia do sono ocorre devido a uma obstrução das vias respiratórias por conta de uma desregulação da estrutura muscular da faringe. Outros fatores que podem provocar o distúrbio são a obesidade, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas.
Sinais da apneia do sono
Há alguns sinais que podem indicar que você tem apneia do sono. Abaixo, listamos os mais comuns / com maior incidência. Conheça quais são eles:
- Ronco durante a noite, seja baixo ou alto;
- Paradas de respiração durante o sono;
- Sensação de sufocamento no período do sono;
- Acordar diversas vezes durante a noite, sempre involuntariamente, mesmo que por segundos;
- Sensação de sono e cansaço durante o dia;
- Dor de cabeça, especialmente ao acordar;
- Baixo rendimento no trabalho e estudo;
- Dificuldade de concentração;
- Comprometimento da memória;
- Irritabilidade;
- Depressão;
- Falta de libido;
- Impotência sexual.
Como tratar a apneia do sono
O tratamento costuma ser feito com equipamentos para apneia do sono, como o aparelho CPAP, que fornece ar para as vias respiratórias e melhora o sono / descanso. Inclusive, a Respcare é referência em CPAP em Curitiba!
Além de investir no equipamento para distúrbio do sono, o tratamento também envolve uma correção de hábitos de vida, por exemplo, o abandono do cigarro, redução do consumo de bebidas alcoólicas e emagrecimento.